Aquecer e Alongar ? Pra que ?



Início do treino , seu professor inicia com alongamentos e você já pensa :
Que chato ! Porque não podemos pular essa parte e ir direto pra técnica ?

Mas você continua fazendo meio que resmungando . Ai ele te coloca pra dar aquela corridinha , fazer inúmeros polichinelos e você continua pensando : Já estou exausto ! Não vou aguentar dar um chute !
É galera, sinto muito em informar que tudo isso, é muito importante antes de um treino de Muay Thai ou de qualquer atividade física . Esses procedimentos iniciais que muitos praticantes não gostam de executar , reclamam , fazem assim tudo tipo meia boca , podem te livrar de uma lesão séria ou mesmo aquela leve e desagradável fisgada no músculo que é muito comum quando não realizamos os alongamentos de forma correta .

Você sabe diferenciar um do outro ? Alongamento de Aquecimento?
Com certeza vai ter gente dizendo é tudo a mesma coisa ! Nada disso ! Existe uma diferença entre eles e vou diferenciá-los aqui.
AQUECIMENTO

Os músculos necessitam de calor, por isso precisamos pré aquecer o nosso corpo antes de iniciarmos qualquer atividade física seja em um treino de Muay thai ou musculação , jump etc. Ao executarmos um tipo de aquecimento simples como corridas curtas, pular corda, saltos no lugar, nosso coração aumenta a frequência cardíaca, elevando assim a pressão sanguínea (o sangue corre mais rápido nas artérias),e o corpo é aquecido. Porém somente isso não é suficiente para estar aquecido, os músculo, articulações e tendões necessitam de uma preparação mais específica que são os alongamentos.

ALONGAMENTOS
Ao executar exercícios de alongamento específicos , a sua musculatura estará gradativamente se tornando mais elástica e mais contrátil, ao alongar uma determinada articulação ou tendão (panturrilha e ombro), os mesmos estarão recebendo o calor necessários para a atividade.

Da mesma forma vale para os cotovelos, para a coluna, para a musculatura da coxa (anterior e posterior). O mais legal é que você pode se alongar facilmente em qualquer lugar , pois essa atividade não exige muito espaço e muito tempo. Até mesmo durante um dia exaustivo de trabalho você pode tirar um tempinho pra dar aquela alongada , com certeza se sentirá muito mais confortável e durante um treino evitará lesões leves ou sérias.

Então espero que depois de ler este post você deixe de resmungar durante os alongamentos no treino . Valeu galera espero que tenha contribuído. Márcia de Mesquita.

Comentários